EMENTAS DO SIMPÓSIO DO CONGRESSO INTERNACIONAL 150 ANOS DO GRÊMIO LITERÁRIO PORTUGUÊS

1. A presença dos romances portugueses em Gabinetes de leitura estabelecidos no território brasileiro oitocentista.

Ementa: Estudos acerca das coleções de romances portugueses em Gabinetes brasileiros; os periódicos presentes nessas bibliotecas; estudos sobre a história da formação dessas bibliotecas e a relação com seus principais livreiros.

2. Literatura e história da leitura.

Ementa: Estudos que aproximem a literatura e a história da leitura; a história do livro; contemplando os espaços de leituras e formação do público leitor; estudo de imagens de leituras; história das práticas de leitura associada à história dos suportes de acomodação da escrita; as construções de hábitos sociais de leitura; os caminhos dos livros; a história das bibliotecas; a leitura como prática silenciosa e a leitura compartilhada como prática social.

3. Brasil e Portugal: a circulação literária nos dois lados do Atlântico ao longo do século XIX.

Ementa: Estudos que identifiquem e analisem o trânsito e circulação de impressos em diferentes suportes, nos eixos Portugal-Brasil-Portugal, observando as práticas particulares desse processo, considerando diferentes agentes, tais como livreiros, editores, público e autores.

4. Relações literárias e culturais luso-brasileiras no século XX.

Ementa: Estudo dos diálogos entre a literatura lusa e a brasileira no século XX, a exemplo do Neorrealismo português; autores do século XX que podem ser considerados integrantes de um patrimônio comum a Portugal e ao Brasil.

5. Estudos histórico-literários no Brasil e na Europa no século XX.

Ementa: Estudos da história e da literatura no Brasil e no continente europeu no século XX; conexões entre história e literatura (teoria, periodização, crítica) no século XX.

6. Literatura, cultura e imprensa oitocentista.

Ementa: Esta sessão temática tem como objetivo principal reunir trabalhos voltados para a produção, circulação e recepção de romances no Brasil e no continente Europeu ao longo do século XIX tendo em vista, preferencialmente, as relações econômicas, culturais e políticas entre a ex-colônia portuguesa na América e sua antiga metrópole, ao lado de países como França e Inglaterra.

7. Acervos e fontes primárias.

Priorizam-se discussões sobre os seguintes temas: formação e preservação de acervos de documentos e outros objetos culturais; contribuições das pesquisas em fontes primárias para a contribuição com as histórias literárias; métodos, posturas e experiências de pesquisa em acervos públicos, privados ou mistos; pesquisas em periódicos e a reavaliação dos cânones literários; o trabalho com as fontes orais e a formação de acervos de vozes e imagens; acervos de escritores e escritoras: questões éticas, políticas e culturais.